De Segunda à Sexta, das 08h as 12h e das 13h as 16h

Biometria Obrigatória

Biometria Obrigatória

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

O procedimento é feito no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral. Envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados cadastrais. É necessário o prévio cadastramento no sistema para que o eleitor seja identificado por meio das digitais no dia da eleição.

Estado de São Paulo

O cadastramento biométrico no Estado está sendo realizado em etapas, devido ao número elevado de eleitores.

Durante o ano de 2019,  479 municípios paulistas realizaram a biometria obrigatória, totalizando 7,3 milhões de eleitores com as digitais coletadas. Entre as cidades que participaram do projeto, destacam-se São José dos Campos, Limeira e Taboão da Serra.

Nas eleições municipais de 2020, eleitores de 586 municípios paulistas já serão identificados pelas digitais ao votar.

Números

Até janeiro de 2020, 15.261.556 eleitores fizeram a identificação biométrica no Estado (46% do eleitorado paulista), dos quais 4.416.373 estão na capital (48% dos eleitores da cidade).

Caso ainda não tenha feito agende CLICANDO AQUI